sábado, 10 de julho de 2010

Mas afinal, o que é ser índio?



Por definição do dicionário, nesse caso o Aurélio, índio significa: "O habitante das terras americanas ao chegarem os descobridores europeus; o aborígine da América..."
Então, não devemos apenas nos prender a informação de que índios eram aqueles povos que habitavam o Brasil, no caso Sergipe, na época em que os colonizadores
chegaram. Não podemos ver esses povos como, apenas, primeiros habitantes que pareciam "animais ferozes", por não possuir uma "organização" parecida com a dos portugueses, por exemplo.
Os índios tinham seu modo de ser, com sua cultura e sua organização social. Apesar de não poder generalizar o modo indígena de ser, é possível afirmar que os primeiros habitantes possuíam algumas características, em comum, por exemplo: Divisão natural do trabalho, por condição de sexo e idade, a organização gentílica da sociedade; cooperação simples; propriedade em comum dos meios de produção etc.
Então é necessário, quando se lê e estuda sobre os índios, ter uma "mente aberta" para não enxergá-los como os colonizadores os via.

Por fim pode-se entender que ser índio é um modo de identificação social e este social não se define pelo biológico. Ser índio é pertencer a uma comunidade indígena e por ela ser reconhecido.

2 comentários:

  1. "propriedade em comum"
    porque as coisas não podem mais ser assim?


    ...

    ResponderExcluir
  2. Amor, o blog tá lindo, quase tanto quanto você!!!

    bjos

    ResponderExcluir