
Pode-se dizer que ainda hoje encontramos nas populações interioranas de Sergipe características próprias dos índios, ou seja, cor da pele, cabelos lisos, olhos mongolóides.
Isso nos mostra a grande influência do índio em Sergipe que nos traz a comprovação de que eles foram os primeiros donos da terra e que deu nomes identificados com que impressionava no local. Nomes de cidades que até hoje permanecem como, por exemplo: Aracaju, Boquim, Itaporanga, Siriri, Carira, Indiaroba Própria, entre outros relacionados com rios, serras, localidades. Também encontramos a mesma influência de denominação de frutos locais, como: caju, cajá, pitanga. No folclore sergipano, o traço indígena é percebido na poesia e contos populares.

Confesso que a principal dificuldade neste trabalho foi a falta de fontes, já que infelizmente há pouca referência sobre os índios.
Em minhas postagens usei como referência o capítulo "Índios em Sergipe" de Beatriz Góis Dantas, do livro Temas de História de Sergipe, este escrito por várias autoras. E o livro de Maria Thetis Nunes Sergipe Colonial I.
E as imagens foram retiradas da Internet, com excessão da postagem: Índios e seus aldeamentos no século XIX¹ que foram retiradas do livro 'Índios em Sergipe', págs. 45 e 46.
Para finalizar achei esse vídeo aqui, que usa a música: Índios (Legião Urbana).
http://www.youtube.com/watch?v=JHOm3SsOsy8
Porém tive que colocar o link dos vídeos, tanto nessa postagem quanto na primeira, por probleminhas técnicos com o programa que os coloca aqui, já que ambos os vídeos foram retirados do Youtube
Beijos e até mais, galera.
Lívia Albuquerque.