
Boa noite a todos (:
Os que começam a ver o blog devem se perguntar qual a origem desse nome Amanajé Yamí, pois bem uma pessoa, que eu amo muito, me deu uma dica de diferenciar e procurar alguma palavra na língua Tupi-Guarani após uma pesquisa acabei encontrando essas duas palavras: Amanajé, cujo significado é mensageiro e Yamí que significa noite. Então a junção dessas palavras daria 'mensageiro noturno' ou 'mensageiro da noite'.
Aproveitando esse assunto devo informar que há diversidade de línguas indígenas, e podemos observar isso nos índios que ocuparam o atual território sergipano, por exemplo, os Tupinambá, falavam uma língua de família Tupi-Guarani do tronco lingüístico Tupi, já os Kiriri falavam a língua Kiriri do tronco lingüístico Macro-Jê. Quanto à outros povos indígenas, considerados grupos menores como os Boimé, os Karapotó, os Aramuru e os Kaxagó não é possível conhecer a língua por eles falada, originalmente, pois existe ausência de documentação, já que muitas línguas indígenas foram extintas antes que pudessem ser resgistradas.
Essas línguas se extinguiram devido, principalmente, à colonização iniciada em 1530, mas isso é um assunto que será esplanado em outro momento.
Abraço e beijos,
Lívia Albuquerque.
^^
Muito boa a ideia de criar blog sobre o povo indígena, que são tão pouco valorizados pela história.
ResponderExcluirParabéns a iniciativa seu professor! (Não sei como escreve em Tupi)
Nossa, muito boa a idéia de criar um blog sobre o povo indígena +1, é tanto conhecimento que poderemos adquirir com o seu blog sobre esse povo que são realmente donos e descobridores da nossa terra. Parabéns pela iniciativa do Professor e parabéns pelo ótimo texto Lívia. (:
ResponderExcluirSuper fazer sobre isso, ninguém dá atenção ao assunto ! Gostei *-*
ResponderExcluir